Conheça a história do açaí e como se tornou um alimento popular em todo o Brasil
O açaí é uma fruta típica da região amazônica e é muito valorizada pela riqueza nutricional. Durante séculos, os povos indígenas da Amazônia usaram o açaí como fonte de energia e como um importante ingrediente em suas dietas.
Nos anos oitenta e noventa, o açaí começou a se popularizar em todo o Brasil, especialmente na região norte, onde é uma tradição consumi-lo com tapioca, farinha de mandioca e como pirão para acompanhar um peixe assado ou camarão.
A partir desse período, o açaí tornou-se um alimento muito consumido em todo país, principalmente como um creme, acompanhado de frutas, granola, leite condensado, leite em pó e afins. Assim, se tornou uma opção saudável, benéfica e saborosa para o café da manhã, lanches rápidos e até para sobremesas.
As partes do açaizeiro, palmeira responsável pela produção do açaí, possuem múltiplas utilidades. O palmito de açaí é bastante comercializado, enquanto o tronco é utilizado na construção de estruturas rústicas e as folhas para cobrir casas. Além disso, as fibras das folhas são tecidas para produzir chapéus, esteiras e cestas, e os cachos secos são reutilizados como vassouras.
A franquia Tribbu, que nasceu no leste de Minas Gerais, é um exemplo de como o açaí se consolidou na culinária brasileira. Com uma receita exclusiva, a Tribbu se destaca por oferecer um açaí de alta qualidade, com mais de 50% de polpa e um sabor único, conquistando um público fiel em quatro estados do país, onde estão localizadas as lojas.
A Tribbu é um exemplo de como o açaí pode ser valorizado e comercializado com responsabilidade social e ambiental. Ficou interessado em saber mais sobre a Tribbu? Seja um dos nossos franqueados.